13 de dez. de 2010

Leide Moreira. Poeta

Leide, advogada, poeta, no final de 2004, começou a sentir perda de força, de forma progressiva, no braço direito. Após muitas consultas e exames, veio o diagnóstico: Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como Síndrome de E.L.A, doença degenerativa do Sistema Nervoso, clinicamente caracterizada por paralisia motora progressiva incapacitante, ainda sem cura.

No final de 2005, já com gastrostomia e traqueostomia, e com todos os movimentos comprometidos (com exceção do globo ocular), Leide começou a utilizar uma tabela visual para se comunicar. Com o uso dessa tabela e o apoio de um(a) colaborador(a) treinado(a), um dom tímido até então, o de construir poesias, foi ganhando relevância.

As poesias, antes guardadas, foram reunidas e somadas a outras decodificadas com auxílio da tabela. Em dezembro de 2006, Leide lançou seu primeiro livro, “Letras da Minha Emoção”, revelando-se uma poeta madura e sensível às questões humanas.

Com marcante repercussão social, a obra da autora foi destaque em inúmeras matérias e reportagens (revistas, jornais, rádios e televisão), além de lhe render diversas homenagens e prêmios (Magnífico 2006 e Prêmio Sentidos 2007).

Em 2008, lançou seu segundo livro “Poesias para me sentir viva”, com patrocínio do Bradesco Vida e Previdência através da Lei Rouanet, com apoio da ABrELA, no auditório do Jornal Folha de S.Paulo, com leitura aberta ao público feita pelas atrizes Fernanda D’Umbra e Chris Couto.

Atualmente, Leide espera por rápidos avanços na medicina. Enquanto isso, além de escrever poesias e de se dedicar a um projeto de filme-documentário sobre sua produção poética, luta pela vida em sua melhor qualidade possível.


O que é?

Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como E.L.A. é uma doença degenerativa do Sistema Nervoso, caracterizada clinicamente pela paralisia motora incapacitante, com comprometimento progressivo.

A consciência (cognição) e o movimento ocular não são afetados e, apesar das inúmeras pesquisas, ainda não existe um tratamento para sua cura.

[Site]