Informamos que a Acessibilidade no Teatro é gratuita tanto nos nossos projetos, no Teatro Carlos Gomes e no Oi Futuro, quanto naqueles em que apenas prestamos serviço de audiodescrição, como Vivo Rio, Teatro Net Rio e Oi Casa Grande.
A Acessibilidade disponível é gratuita porque algum patrocinador está contratando os serviços.
As duas formas de usufruir dos espetáculos com acessibilidade são por meio de compra de ingressos, com direito a meia-entrada para os casos previstos em lei, ou eventualmente por meio de convites, que são doados para um percentual do público. Nos teatros em que recebemos convites, distribuímos por ordem de chegada dos pedidos aos que nos solicitam, prioritariamente para pessoas com deficiências e seus acompanhantes.
Ninguém está autorizado a vender convites recebidos gratuitamente, e se isso algum dia aconteceu, a cobrança pelo convite foi indevida e ilegal.
Aproveitamos para dar uma boa notícia: a partir do dia 1º de março último, a prefeitura fez vigorar a lei que garante a meia-entrada nos teatros e equipamentos culturais municipais para todos os cidadãos que provarem com comprovante de residência que são moradores da cidade do Rio de Janeiro.
Seguimos com Acessibilidade regular no Teatro Carlos Gomes, Oi Futuro Ipanema, Oi Futuro Flamengo e nos teatros em que eventualmente prestamos serviços. Batalhamos para expandir as ofertas de acessibilidade no Rio de Janeiro e estimulamos os profissionais de outras cidades do Brasil a fazerem o mesmo, colaborando para convencer patrocinadores e poder público de que a acessibilidade é urgente e inegociável, por ser um direito do cidadão.
Abraços a todos,
Lara Pozzobon.
LAVORO PRODUÇÕES