Projeto Teatro Acessível terá sessão da peça “Krum”, dia 26 de abril, às 17 horas, no Teatro Oi Futuro Flamengo. Audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas closed caption. Informamos que o Oi Futuro disponibilizará 8 ingressos com venda exclusiva para pessoas com deficiência para a peça Krum. A próxima e última sessão acessível deste espetáculo será dia 26 de abril, às 17 horas. Vendas exclusivas na bilheteria do Oi Futuro Flamengo, Rua Dois de Dezembro, 63.
Precisamos comparecer para demonstrar a importância da reserva de ingressos para as pessoas com deficiência!
Este espetáculo está esgotado desde o dia que os ingressos começaram a ser vendidos, restando somente esses 8 para nosso querido público.
Segue abaixo novamente o release da sessão acessível.
O Projeto Teatro Acessível realiza sessão com recursos de acessibilidade na peça “Krum”, encenada pela primeira vez no Brasil pela Cia Brasileira de Teatro, de Curitiba, sob a direção de Marcio Abreu, no dia 26 de abril, às 17 horas, no Teatro Oi Futuro Flamengo. Serão disponibilizados os recursos de audiodescrição e programas em Braille para pessoas com deficiência visual; e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e legendas closed caption para deficientes auditivos. O projeto, realizado pela Lavoro Produções, acontece uma vez por mês, durante todo o ano nos teatros Oi Futuro.
Sobre o espetáculo:
“O fim está no começo e, no entanto, continua-se”. As palavras de Beckett descrevem com perfeição o princípio estrutural de ‘Krum’, do dramaturgo israelense Hanoch Levin (1943-1999), que será encenada pela primeira vez no Brasil pela Cia Brasileira de Teatro, de Curitiba, sob a direção de Marcio Abreu, a partir de 12 de março no Oi Futuro (Flamengo). Este é o segundo projeto produzido a partir da parceria entre a atriz Renata Sorrah e a Cia Brasileira de Teatro, depois do sucesso de ‘Esta Criança’ (2012), de Joël Pommerat.
Outros nomes de destaque na cena teatral contemporânea foram convidados para integrar o elenco, como Renata Sorrah, Grace Passô, Inez Vianna, Cris Larin e Danilo Grangheia. Edson Rocha, Ranieri Gonzales, Rodrigo Bolzan e Rodrigo Ferrarini – integrantes e colaboradores da Cia Brasileira de Teatro em outras produções – também estarão em cena na montagem, que conta com toda a equipe de criação da companhia, com Giovana Soar (tradução), Nadja Naira (iluminação e assistência de direção), Fernando Marés (cenografia) além de Felipe Storino (trilha e efeitos sonoros).
O texto foi escrito nos anos 70 por Levin, na época um jovem autor influenciado por Tchekhov e Beckett, em um país recente e mergulhado em conflitos e contradições. Apenas no período de vida do autor, de 1943 a 1999, foram sete guerras. ‘Há em Tchekhov do entretempo, Beckett do pós-guerra, Levin do final do séc XX e nós hoje, algo em comum. Enquanto o mundo turbulento destila suas violências, as pessoas tentam seguir suas vidas, muitas vezes, sem brilho, confinadas em suas casas ou alimentando expectativas, sonhos de consumo, esperança de dias melhores’, analisa Marcio Abreu.
Sobre o projeto Teatro Acessível
O projeto disponibiliza nas peças em cartaz os seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, legendas closed caption e interpretação em LIBRAS e programas em Braile. É produzido pela Lavoro Produções, que tem uma trajetória voltada para a realização de iniciativas culturais com acessibilidade, a exemplo do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência e do Projeto Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes.
“Nós entramos com todos os recursos de acessibilidade sobre a programação já existente no teatro, justamente para poder proporcionar às pessoas com deficiência melhor acesso e participação na vida cultural da cidade”, explica a coordenadora da Lavoro Produções, Lara Pozzobon, que idealizou o projeto junto com a especialista em audiodescrição Graciela Pozzobon.
“A produção de recursos de acessibilidade é uma prática nova no Brasil e no mundo, e por isso precisa que pessoas sensíveis se aproximem. A audiodescrição é uma técnica muito interessante de se trabalhar e normalmente quem conhece não quer parar. Há um mercado de trabalho que se abre aos poucos e como existem poucas iniciativas que disponibilizam o recurso, há muito a ser feito. Em qualquer lugar há uma pessoa com deficiência visual ou auditiva querendo ser incluída plenamente nas manifestações culturais”, explica a coordenadora de acessibilidade Graciela Pozzobon.
O projeto é uma das grandes apostas do Oi Futuro na área da cultura. “Temos um posicionamento pioneiro no Brasil na promoção da acessibilidade à cultura de pessoas com deficiência, seja apoiando projetos que atendem a esse público, seja investindo na acessibilidade arquitetônica e informativa de seus centros culturais”, acrescenta Roberto Guimarães, diretor de cultura do Oi Futuro. “Com o projeto Teatro Acessível, que está sendo realizado mensalmente, durante um ano, no Rio de Janeiro, no Oi Futuro Flamengo e Ipanema, reafirmamos a vocação do instituto de responsabilidade social da Oi para a democratização do acesso à cultura e à valorização da diversidade”, completa Guimarães.
“Conseguimos criar um público cativo e que vai crescendo a cada edição, um público interessado. Percebemos que é um processo de construção, um trabalho crescente e progressivo e que as pessoas com deficiência estão abertas a isso”, avalia Lara Pozzobon. “É muito bonito ver quando as três acessibilidades acontecem porque não só as pessoas com deficiência se beneficiam, como o restante do público normalmente fica muito encantado de estar ali com as pessoas com deficiência, assistindo o espetáculo em pé de igualdade”, acrescenta.
Serviço:
Projeto Teatro Acessível
Espetáculo: Krum
Data: 26 de abril
Horário: 17 horas
Autor: Hanoch Levin
Diretor: Marcio Abreu
Elenco: Cris Larin, Danilo Grangheia, Edson Rocha, Grace Passô, Inez Viana, Ranieri Gonzalez, Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan, Rodrigo Ferrarine
Local: Oi Futuro Flamengo - Rua Dois de dezembro, 63 - Flamengo
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos
Capacidade: 58 lugares
Preços: R$ 20,00 (meia-entrada para pessoas acima de 65 anos, estudantes, professores da rede pública e pessoas com deficiência)
Formas de pagamento: dinheiro e cartão de débito ou crédito
Bilheteria do teatro: terça a sexta, de 15hs às 21hs
Vendas: 4403-1212 / ingressorapido.com.br
Contatos:
Lavoro Produções
21 2235 5255