16 de set. de 2015

“Amargo Fruto – A Vida de Billie Holiday”

ACESSIBILIDADE NO TEATRO CARLOS GOMES.  “Amargo Fruto – A Vida de Billie Holiday”, de Jaú Sant´Angelo e Ticiana Studart, com Lilian Valeska e dirigido por Ticiana Studart.
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas uma vez por mês nas peças em cartaz em 2015 no Teatro Carlos Gomes.
Próximo espetáculo com acessibilidade: 20 de setembro – domingo às 18h 


  Sinopse do espetáculo:
No ano em que a grande diva do Jazz mundial completaria 100 anos “Amargo Fruto – A Vida de Billie Holiday”, drama musical dirigido por Ticiana Studart, protagonizado pela atriz e cantora Lilian Valeska, estréia nacionalmente no Teatro Municipal Carlos Gomes, com realização da Vitória Produções.
 Mito cultuado, principalmente após a sua morte, Billie Holiday atingiu a fama e a celebridade enquanto viva, não apenas por suas qualidades de cantora original e incomparável, mas também por sua vida tumultuada e seu sistemático envolvimento com drogas e bebidas. Sua voz, cujo timbre inconfundível tinha a perfeição de um instrumento, expressou, além da beleza da arte, a melancolia que se constituiu na face mais sombria do blues, a fenda mais profunda do Jazz. Protagonista de uma época difícil para o povo americano e muito pior para os negros americanos, Billie cantou a tristeza, a derrota, a tragédia do racismo e os amores impossíveis.
 No drama musical “Amargo Fruto - A Vida de Billie Holiday”, texto de Jaú Sant`Angelo e Ticiana Studart, a atriz e cantora Lilian Valeska “encarna” Billie Holiday, seus pensamentos da infância, a miséria, a dor, o estupro aos 11, a prostituição aos 13, a iniciação com as drogas pesadas aos 17 e o abandono em todos os sentidos. Com quatro músicos que tocam ao vivo, o espetáculo realizado pela Vitória Produções e dirigido por Ticiana Studart é entremeado por canções eternizadas na voz de Billie, clássicos como Summertime, Strange Fruit entre outros. Assim, de maneira emocionante, a história da grande diva do Jazz mundial é apresentada ao público.
Depois das temporada de 2012-2013 e 2014, reestreia novamente em 2015 o projeto Acessibilidade no Teatro Municipal Carlos Gomes. Todas as peças em cartaz, sempre uma vez por mês, contarão com recursos para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. Uma vez por mês durante todo o ano, o público terá acesso ao serviço, sem acréscimo ao valor do ingresso. O projeto de acessibilidade é idealizado pela Lavoro Produções e patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
As sessões com acessibilidade não geram custo extra para os usuários dos recursos. O preço do ingresso varia de acordo com o espetáculo, e geralmente segue a política de preços populares da Prefeitura do Rio. O público deverá avisar na bilheteria se fará uso de algum dos recursos, para definir sua posição no teatro. Os usuários das legendas devem se posicionar nas poltronas do balcão do teatro. Os usuários da Interpretação em LIBRAS devem buscar os lugares no lado direito da plateia. E os usuários de audiodescrição não têm lugar definido. A equipe do teatro e a nossa equipe estão à disposição para facilitar a entrada de todos. Para as pessoas com deficiência visual, fazemos, quando possível, uma visita guiada ao palco, impreterivelmente 30 minutos antes do início do espetáculo. Por isso, é importante que cheguem com mais antecedência.
O recurso da audiodescrição consiste na descrição objetiva de todas as informações visuais contidas nas cenas do espetáculo teatral, como expressões faciais e corporais, ações dos personagens, detalhes do ambiente, figurino, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de informações escritas em cenários ou adereços. Para completar a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, o programa da peça tem versão em Braille. A interpretação em LIBRAS é a tradução para a Língua Brasileira de Sinais de todos os diálogos, músicas e informações sonoras importantes da peça teatral. A legendagem também contém todos os diálogos, músicas e informações sonoras do espetáculo, e é utilizada pelas pessoas com deficiência auditiva que não usam LIBRAS.
A Lavoro Produções é uma empresa pioneira na criação de projetos culturais com acessibilidade, que se tornou uma referência entre as instituições, grupos e pessoas com deficiência no Brasil e no mundo desde 2003, quando começou a realizar o Festival Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. O projeto introduziu a audiodescrição em projetos culturais no Brasil.
O Teatro Municipal Carlos Gomes, que é um dos mais importantes do Rio de Janeiro, é o único do país a oferecer o serviço de acessibilidade total ao público de suas peças. O objetivo é incluir as pessoas com deficiência visual – cegos e pessoas com baixa visão – além de pessoas com deficiência intelectual, autistas, disléxicos e com síndrome de Down, por meio da audiodescrição; e de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, por meio da Língua Brasileira de Sinais e do serviço de Legendagem, como as que são utilizadas pelos canais de televisão em Closed Caption.
 Ficha Técnica
Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro
Realização: Lavoro Produções
Produção: Lara Pozzobon
Coordenação de Acessibilidade: Graciela Pozzobon
Produção no Teatro: Rodrigo de Bonis

Coordenação Administrativa: Rita Mendes
Audiodescritores: Nara Monteiro, Ricardo Soares e Rodrigo de Bonis

Roteiros de Audiodescrição: Cinema Falado Produções
Equipamento Audiodescriçao: Rio Vox

Interpretação em LIBRAS: Jhonatas Narciso e Lorraine Mayer
Legendas e Projeção Open Caption: 4 Estações
SERVIÇO: Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes
Próxima peça: “ O Pequeno PríncipeData: 16 de agosto de 2015
Horários: domingo às 18h
Ingressos: R$ 60,00 Meia: R$ 30,00

Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 105 minutos
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes. Praça Tiradentes, 19, Centro
Capacidade: 685 lugares

Bilheteria: a partir das 14h (de quinta a domingo).
Telefone: 2224-3602 ou 2215-0556.
Contato Lavoro Produções: (21) 2235 5255 (segunda a sexta)