8 de nov. de 2014

Cinema para deficientes visuais e auditivos

Aplicativo viabiliza 1º cinema brasileiro adaptado para cegos e surdos

Tablet melhora experiência em sala de exibição em Guadalupe, na Zona Oeste do Rio

POR 

RIO - O único cinema totalmente adaptado para deficientes visuais e auditivos no país fica em Guadalupe, na Zona Oeste do Rio. O Ponto Cine é o primeiro cinema brasileiro a oferecer uma tecnologia que permite a inclusão social de mais de 3,9 milhões de pessoas no estado do Rio.
Durante as sessões de cinema, deficientes visuais e auditivos usam um aplicativo desenvolvido na Espanha que sincroniza o roteiro dos filmes exibidos e os transforma em legenda e audiodescrição.
Assim, quem não consegue enxergar pode ouvir a descrição das cenas em que não há diálogo, e quem não consegue ouvir pode ler os diálogos e sons emitidos através das legendas na tela do celular ou tablet.
- O aplicativo descreve detalhadamente todos os gestos, as imagens, e permite ter a compreensão da dinâmica do filme - comemora o deficiente visual e advogado Alexandre Braga.
Além da tecnologia para acompanhar os filmes, o Ponto Cine dispõe de rampas de acesso, espaços para fixação de cadeiras de rodas e assentos especiais para obesos.


Clique para a notícias