26 de nov. de 2014

Projeto Teatro Acessível terá sessão da peça infantil “A história do barquinho”



Projeto Teatro Acessível terá sessão da peça infantil “A história do barquinho”, de Ilo Krugli, dia 30 de novembro, às 16 horas, 
no Teatro Oi Futuro Ipanema.
Audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas closed caption.


O Projeto Teatro Acessível realiza sessão com recursos de acessibilidade na peça “A história do barquinho”, de Ilo Krugli, dia 30 de novembro, às 16 horas, no Teatro Oi Futuro Ipanema.. Serão disponibilizados os recursos de audiodescrição e programas em Braille para pessoas com deficiência visual; e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e legendas closed caption para deficientes auditivos. O projeto, realizado pela Lavoro Produções, acontece uma vez por mês, durante todo o ano nos teatros Oi Futuro.

A Montagem comemora 50 anos do texto, um clássico no teatro infanto-juvenil brasileiro. Espetáculo com músicas inéditas executadas ao vivo pelos atores, é dirigido por André Paes Leme e tem criação musical de Ronaldo Mota e Cristiano Mota.

A história do barquinho é um dos textos clássicos de Ilo Krugli, argentino radicado no Brasil desde a década de 1960, fundador do Grupo Ventoforte, de São Paulo. Juntamente com Histórias de Lenços e Ventos, outro grande texto de Ilo, A história do barquinho figura no rol dos divisores de águas do teatro infanto-juvenil brasileiro.

“Traduzir em música os sentimentos, as imagens e as falas dos personagens de A história do barquinho é um exercício de liberdade e invenção. Estamos criando os temas instrumentais capazes de traduzir as onomatopéias ocultas na história, revelando-as desde o ínfimo som quase inaudível do vôo de uma borboleta ao barulho da tempestade. Outro objetivo importante deste espetáculo é destacar a importância de Ilo Krugli na formação de artistas e educadores nessas cinco décadas”, destaca Ronaldo Mota.

A peça tem direção de André Paes Leme, com realização do Grupo Canto da Viração.

Sobre o projeto Teatro Acessível

O projeto disponibiliza nas peças em cartaz os seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, legendas closed caption e interpretação em LIBRAS e programas em Braile. É produzido pela Lavoro Produções, que tem uma trajetória voltada para a realização de iniciativas culturais com  acessibilidade, a exemplo do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência e do Projeto Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes.

“Nós entramos com todos os recursos de acessibilidade sobre a programação já existente no teatro, justamente para poder proporcionar às pessoas com deficiência melhor acesso e participação na vida cultural da cidade”, explica a coordenadora da Lavoro Produções, Lara Pozzobon, que idealizou o projeto junto com a especialista em audiodescrição Graciela Pozzobon.

“A produção de recursos de acessibilidade é uma prática nova no Brasil e no mundo, e por isso precisa que pessoas sensíveis se aproximem. A audiodescrição é uma técnica muito interessante de se trabalhar e normalmente quem conhece não quer parar. Há um mercado de trabalho que se abre aos poucos e como existem poucas iniciativas que disponibilizam o recurso, há muito a ser feito. Em qualquer lugar há uma pessoa com deficiência visual ou auditiva querendo ser incluída plenamente nas manifestações culturais”, explica a coordenadora de acessibilidade Graciela Pozzobon.

O projeto é uma das grandes apostas do Oi Futuro na área da cultura. “Temos um posicionamento pioneiro no Brasil na promoção da acessibilidade à cultura de pessoas com deficiência, seja apoiando projetos que atendem a esse público, seja investindo na acessibilidade arquitetônica e informativa de seus centros culturais”, acrescenta Roberto Guimarães, diretor de cultura do Oi Futuro. “Com o projeto Teatro Acessível, que está sendo realizado mensalmente, durante um ano, no Rio de Janeiro, no Oi Futuro Flamengo e Ipanema, reafirmamos a vocação do instituto de responsabilidade social da Oi para a democratização do acesso à cultura e à valorização da diversidade”, completa Guimarães.

“Conseguimos criar um público cativo e que vai crescendo a cada edição, um público interessado. Percebemos que é um processo de construção, um trabalho crescente e progressivo e que as pessoas com deficiência estão abertas a isso”, avalia Lara Pozzobon. “É muito bonito ver quando as três acessibilidades acontecem porque não só as pessoas com deficiência se beneficiam, como o restante do público normalmente fica muito encantado de estar ali com as pessoas com deficiência, assistindo o espetáculo em pé de igualdade”, acrescenta.


Serviço:

Projeto Teatro Acessível
Espetáculo: A história do barquinho
Datas: 30e novembro
Horário: 16 horas
Autor: Ilo Krugli
Direção: André Paes Leme
Elenco: Anna Bello; Isadora Medella, Suzana Nascimento, Diego de Abreu, Pedro Poema e Ronaldo Mota.
Local: Oi Futuro de Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar Tel: 21-3201-3010)
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: 120 lugares
Preços: R$ 15,00 (meia-entrada para pessoas acima de 65 anos, estudantes, professores da rede pública e pessoas com deficiência)
Formas de pagamento: dinheiro e cartão de débito ou crédito
Bilheteria do teatro:  terça a sexta, de 15hs às 21hs
Vendas: 4403-1212 / ingressorapido.com.br


Contatos:
Lavoro Produções
21 2235 5255